Vem ver o vento que é o verso das Poetas do Pajeú
Quem são as poetas do Pajeú? O projeto As Poetas do Pajeú pretende colocar em relevo a produção poética das mulheres da microrregião do Sertão do Pajeú, dos últimos 100 anos. A motivação da pesquisa está nas implicações históricas, sociais, políticas e culturais que invisibilizaram o registro das produções e presenças das poetas pajeuzeiras na historiografia literária pernambucana e, consequentemente, brasileira. A partir da constatação deste cenário, a artista visual e poeta Mariana de Matos idealizou a iniciativa, que conta com incentivo do Funcultura.
No processo de encontro com as poetas, as pesquisadoras Mariana de Matos, Priscila Melo, Rose Lima, Thais Albuquerque e Uilma Queiroz, percorreram as 17 cidades que conformam a região do Pajeú. As reflexões da equipe se delineiam ao considerar a condição e contexto de vida destas mulheres, para entender como a poesia se expressa e manifesta de forma múltipla. Além da escrita, da rima e do verso, o sertão do Pajeú conserva uma forte tradição oral, que também se relaciona à uma perspectiva cotidiana no modo de fazer poético.
Ancorada na memória, na prática do improviso e na musicalidade, o projeto defende uma epistemologia plural, que valoriza a pluralidade de formas de conhecimento e saber artístico. Como pedagogia, em função da necessidade de compreender as múltiplas formas e lógicas de expressão, nos apoiamos em buscas através de rádios, carros de som, mídias sociais, email, contato por telefone, intervenção urbana, além da pesquisa de campo (feita em dois ciclos: primeiramente com pesquisadoras locais e atualmente, com a equipe que percorre as 17 cidades).
Construir um panorama das poetas do Pajeú, significa aqui, acessar diferentes existências, considerando nosso desejo em ouvir a pluralidade de locuções poéticas da região.
A partir da pesquisa foi criada uma plataforma virtual com o propósito de difundir a pesquisa gratuitamente dentro do contexto cultural pernambucano e brasileiro. Esse espaço possibilita a visibilidade da produção destas mulheres que contribuem para a formação do Pajeú, enquanto terra encantada pela poesia.
E ainda, como desdobramento da pesquisa a partir da mediação de Ariana Nuala, foi produzido um material didático (cadernos de inquietações e cadernos de proposições) baseado nas produções das poetas, como forma de proporcionar o acesso à produção das poetas do pajeú em ambientes educativos e contribuir para a ampliação do léxico poético do Pajeú .
Expediente
Coordenação Geral
Mariana de Matos
Pesquisadoras/Articuladoras
Mariana de Matos, Rose Lima , Thays Albuquerque e Uilma Queiroz
Pesquisadoras Locais
Bruna Florie, Dayane Rocha
e Silmara Marques
Direção de Fotografia / Captação de som
Priscila Melo
Produção Executiva
Experimento Produções
Coordenação de Produção
Rose Lima
Assistente de Produção
Lays Furtado
Assistente de Coordenação Geral
Thays Albuquerque
Coordenação de Pesquisa Local
Uilma Queiroz
Transcrição de texto
Thays Albuquerque e Uilma Queiroz
Curadoria Educativa
Ariana Nuala
Assessoria de Imprensa - Imersão : Adriane Primo
Mídias Sociais
Joana Perrusi
Design e Website
Laura Morgado
Vinheta de divulgação
Lucas Lima
Transporte
Ágil Locadora de Veículos
Incentivo
Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Governo do Estado de Pernambuco
Realização
Bendito Ofício & Experimento Produções
Agradecimentos
Bia Lima, Catarina Duncan, Fabíola Rodrigues, Fabiana Moraes, Julia Rebouças, Laura Castro, Giuseppe Bandeira, Etiene Lima, Arthur Diniz, Fred Caju, Philippe Wollney, Fundação Cultural Ambrosinio Martins, Associação dos Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA), Diana Barros, Yuri Santos, Mariana Oliveira, Pintor da faixa “vem ver o vento”, Maria Alice Amorim, Odília Nunes, Zé Dias(sec. tabira), Professoras de Bia, Rádio com Bia, Zeto, Cecília Araújo, Miguel Marinho, Tonfil, Festa de Louro do Pajeú, Jeporu.
Contato
Instagram @aspoetasdopajeu
Facebook (página) AS Poetas do Pajeú
E-mail: aspoetasdopajeu@gmail.com
(81)99198.2393