top of page

PUBLICAÇÕES

capa publicacao principal.png
AS POETAS DO PAJEÚ

O projeto As Poetas do Pajeú apresenta esta antologia das poetas pajeuzeiras de diferentes gerações e raízes geográficas, todas ligadas ao território e à poesia produzida no Pajeú.

Esta publicação configura-se como um dos frutos de três anos de pesquisa em diferentes fontes orais e escritas, que resultou na catalogação de informações sobre mais de 152 poetas, a partir da consulta a mais de nove livros e da realização de 55 entrevistas, em todos os municípios do Pajeú, feitas pelas pesquisadoras locais (Dayane Rocha, Silmara Marques e Bruna Florie) e mais vinte filmadas durante a viagem de imersão que ocorreu em maio de 2019. 

Neste livro, organizamos alguns versos de oitenta poetas, além de breves informações biográficas. Sem pretensão de totalidade, elaboramos uma amostra, uma reunião de poetas pajeuzeiras que demonstra a diversidade de temas e formas cultivados no decorrer do tempo, nas dezessete cidades que compõem o Sertão do Pajeú.

Prancheta 1flor.png
CADERNO DE INQUIETAÇÕES

A publicação 'Cadernos de Inquietações' é fruto da curadoria educativa de Ariana Nuala, a partir da produção poética mapeada pelo projeto As Poetas do Pajeú. O caderno foi estruturado a partir de 4 eixos centrais: O que se levanta dentro do rio, Como se procura uma poeta? Seguindo a ventania da poesia e o canto de cada palavra cruzada. Estes eixos conceituais abordam características e questões presentes na produção literária das poetas mapeadas, como oralidade, território, tradição, improviso, entre outras

CAPAEducativo-PROPOS-Poetas.png
CADERNO DE PROPOSIÇÕES

A publicação 'Cadernos de Proposições' é fruto da curadoria educativa de Ariana Nuala, a partir do repertório das poetas mapeadas pelo projeto. Neste caderno, a curadora se propõe a pensar práticas educativas em diferentes contextos, e sugere em forma de proposições poéticas, modos de ativar a produção literária reunida pelo projeto. Estruturado a partir de 4 eixos centrais: O que se levanta dentro do rio, Como se procura uma poeta? Seguindo a ventania da poesia e o canto de cada palavra cruzada, este caderno foi inspirado no universo simbólico do Pajeú.

Captura de Tela 2024-08-30 às 12.30.10.png
REVISTA CONTINENTE

Artigo escrito por maré de matos, Rose Lima, Thays Albuquerque e Uilma Queiroz, em que compartilham inquietações, dispositivos de pesquisa, resultados e análises literárias sobre o projeto As Poetas do Pajeú. Publicado originalmente na revista Continente.

bottom of page